COMO OTIMIZAR ESPAÇO EM UM APARTAMENTO PEQUENO

Publicado em 28/04/2020

Compartilhe:

Cada vez mais as pessoas têm optado por lares menores. Seja pelo preço acessível, praticidade ou por uma questão de preferência, as grandes e espaçosas moradias deram lugar aos pequenos e convencionais apartamentos.

Graças a essa mudança, a forma como os espaços da casa são usados também foram ressignificados, trazendo novas demandas e dilemas sobre como organizar e tornar o lar mais aconchegante e funcional. Para ajudar você, que optou por um apartamento menor, confira algumas dicas de como decorar e otimizar espaço dentro dele.

Não acumule coisas desnecessárias

Se você está se mudando agora para o seu novo apartamento ou já mora nele faz um tempo e está repensando a decoração, a primeira, e talvez mais importante, dica é: não acumule coisas desnecessárias. Quanto menor a quantidade de objetos, roupas e pertences em geral, mais fácil será economizar e liberar espaço para você e aquilo que é realmente importante. O mesmo serve para os móveis, não guarde em dois armários o que você pode guardar em apenas um. Seja minimalista.

Utilize espaços verticais e paredes

Já que não há muito espaço horizontal, uma opção que pode resolver o problema é utilizar espaços verticais. Não tenha medo de fazer uso das paredes com quadros, objetos e prateleiras suspensas. Móveis verticais como cabideiros e araras podem ser uma ótima opção, além da escolha certa trazer um charme minimalista ao seu lar. Assim você tira o máximo possível do caminho, abre espaço e dá um toque de personalidade ao ambiente.

Ilumine sua casa

Lugares escuros tendem a parecer muito menores do que realmente são, pois a baixa quantidade de luz acaba por esconder espaços dentro dos cômodos. Utilize a claridade de forma bem distribuída e não economize na iluminação do seu apê para ampliar o ambiente. Luzes direcionadas que destacam peças específicas também são uma ótima ideia para causar a impressão de espaçamento, ainda mais se usadas com tons claros nas paredes, o que ajuda muito na sensação de espaço. Use sua criatividade e não tenha medo de arriscar, assim, sua percepção se tornará muito mais ampla, trazendo o conforto que você deseja.

Decore de forma funcional

Quando o espaço é pequeno, a criatividade precisa ser grande. Objetos de decoração que também servem como forma de organizar o ambiente são uma ótima ideia. Caixas de compor, prateleiras suspensas (lembre das paredes!), objetos verticais que servem para pendurar coisas ou até mesmo utilizar o espaço de forma diferente: já imaginou dispor pratos e canecas legais nas paredes ou em cima dos móveis da cozinha? São diversas possibilidades, seja criativo!

Opte por móveis planejados

A opção mais aconselhável e prática, um ambiente planejado pode suprir todas as suas necessidades em seu pouco espaço, trazendo a funcionalidade e características que você deseja. O projeto se adequa à sua preferência e dá a sua cara ao lar, fazendo da sua casa um local completo e feito para você! E quando se fala em móveis planejados , você sabe com quem contar, não é mesmo? ?

Fonte: Blog Italínea

Siga-nos no Instagram

@nv.italinea
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.